Orquestra experimental de música brasileira contemporânea

Julho/2019 – Apresentação no Teatro da UFSC com alunos, ex-alunos e músicos convidados. Foto: Thiago Rocha.

Idealizada em 2005 pelo saxofonista e flautista Felipe Moritz, a Orquestra Experimental de Música Brasileira Contemporânea dedica-se ao desenvolvimento e à promoção da música instrumental brasileira.

Professor Felipe Moritz – 07/2019 – Foto: Thiago Rocha

Suas atividades estão intimamente ligadas às práticas didáticas do Estúdio Felipe Moritz, que desde 1996 vem contribuindo com a formação musical de novas gerações de saxofonistas e flautistas no estado de Santa Catarina.

A orquestra reúne alunos avançados do professor Felipe Moritz, ex-alunos e músicos convidados que compõem a seção rítmica do grupo.

Os objetivos da orquestra incluem:

  • Desenvolver a prática da música instrumental brasileira, frequentemente negligenciada;
  • Promover a prática da execução musical em naipe e em grandes formações instrumentais (quinteto de saxofones; quarteto de flautas e seção rítmica);
  • Oferecer oportunidades para a execução de composições e arranjos inéditos criados pelos alunos do professor Felipe Moritz ao longo do ano letivo; 
  • Facilitar a troca de conhecimentos entre alunos e músicos profissionais;
  • Proporcionar experiências de performance pública.

Dezembro/2019 – Apresentação no Teatro da UFSC com alunos, ex-alunos e músicos convidados. Foto: Thiago Rocha

Entre os anos de 2013 e 2016, durante as atividades didáticas da então “Escola Livre de Música de Florianópolis” a Orquestra Experimental de Música Brasileira Contemporânea foi incorporada como disciplina eletiva, com os mesmos propósitos e acolhendo alunos avançados e professores desta instituição. Nesse período, o professor Felipe Moritz mantinha o cargo de coordenador pedagógico e professor de saxofone e flauta transversal da instituição. 

Dezembro/2019 – Apresentação no Teatro da UFSC com alunos, ex-alunos e músicos convidados. Foto: Thiago Rocha

Atualmente, a orquestra está vinculada às atividades didáticas do Estúdio Felipe Moritz, instituição coordenada pelo próprio professor Felipe Moritz. O estúdio tem como principal bandeira o desenvolvimento de composições e arranjos inéditos, além da promoção da música brasileira.

Março/2024 – Apresentação no Jardim Botânico de Florianópolis com alunos, ex-alunos e músicos convidados. Foto: Thiago Rocha

Março/2024 – Apresentação no Jardim Botânico de Florianópolis com alunos, ex-alunos e músicos convidados. Foto: Thiago Rocha.